AMALGAMA ASSOCIAÇÃO CULTURAL

National Network
البرتغال
Address

RUA SERPA PINTO, 91 - B
2640.534 MAFRA

Mafra
البرتغال

Telephone
261811993
Fax
261812882
E-Mail
amalgama.co2@gmail.com
Mobile Phone
919443462
Mobile Phone (other)
912248775
Organisation Type
Public/Private Non-Profit Foundation
Year of Establishment
2001
Fields of Activity
  1. Arts
General Information
A Amalgama,Associação Cultural é uma associação sem fins lucrativos com a divisa de promover a arte e a cultura como veículos essenciais á formação e evolução do Ser, através da criação de um centro de produção de artes do espectáculo e acções sócio culturais, formativo-pedagógicas ligadas ás Artes e Saberes holísticos, aproximando culturas e pessoas, de interesse pluricultural e transdisciplinar, numa Matriz alicerçada na Dança foi criada para o efeito a Amalgama Companhia de Dança, a vertente profissional que dá forma artística aos propósitos da Associação. Sendo uma Associação Cultural, está alicerçada em 3 órgãos sociais: a Assembleia-Geral, a Direcção e o Conselho Fiscal. Não beneficiando de qualquer apoio estatal, as suas iniciativas são executadas com as suas próprias fontes de rendimento e estratégias organizacionais, pelo que conta com a colaboração de prestadores de serviços e de voluntários, não possuindo na sua estruturas trabalhadores por sua conta. Tem também ao seu lado alguns parceiros que lhe prestam apoio logístico como a “7Somas – Contabilidade e Fiscalidade, Lda.”, a Escola Superior de Medicina Chinesa, a Freela – Gráfica e a Lapa Estação Cultural. Os seus recursos médios orçamentais anuais oscilam entre os 15.000,00 e os 18.000, e que servem para fazer face aos encargos com as equipas artísticas, técnicas, de produção e despesas logísticas e administrativas, têm fonte as receitas de bilheteira dos seus espectáculos e oficinas de formação e apoios pontuais para um determinado projecto. A Amalgama tem duas escolas onde promove a dança e a arte em geral, uma sita em Mafra e outra em Lisboa, cujas receitas revertem essencialmente para a gestão internas das próprias escolas. Sendo uma Associação, que através de uma companhia de dança, pretende difundir a arte e a dança, os seus campos de actuação incidem na promoção e execução dos seus próprios espectáculos, criar intercâmbios culturais, dar formação na área da dança e promover, através das escolas, várias disciplinas e iniciativas ligadas à arte e saberes holsticos pela criação de uma rede de bolsas de estudo, apesar de não serem escolas oficiais. Principais parceiros: ESMTC, GEIC, LIGA Multisecular de Amizade Portugal China , Fundação Casa de Macau, SphaeraMundi, TDSM e Stella & Artists, a Casa de Portugal e Macau, Es Associação.
Mission and Objectives

Com a divisa de difundir a Arte numa visão holística e universalizante e sensibilizar o público para uma realidade mais onírica e humana, a Amalgama tem vindo a propor uma forma alternativa de viver a Dança.
Os espectáculos são concebidos tanto para palco como para espaços exteriores ou itinerantes. Única em criações multidisciplinares, pluriculturais, em lugares imbuídos de marcos arquitectónicos histórico-culturais e arquétipos das forças da natureza viva.
Desenvolveu uma metodologia específica dirigida a todos, independentemente da idade, capacidades físicas, mentais ou condição social e cultural - Dança Movimento Amalgama – Avaliada em Mestrado em 2009.
A Companhia nasce em 2000 com o objectivo de desenvolver, promover e descentralizar a Dança, como estrutura de criação artística e expansão pedagógica e sociocultural. De carácter profissional e iniciativa não-governamental, foi subsidiada pelo Ministério da Cultura/Instituto Português das Artes do Espectáculo e pela Câmara Municipal de Mafra.
Alicerçada na AMALGAMA ASSOCIAÇÃO CULTURAL desenvolveu protocolos artísticos e pedagógicos com várias instituições: Câmara de Mafra (projecto de desenvolvimento da Escola de Dança de Mafra, 16 anos de existência); Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (parcerias artísticas e pedagógicas- Núcleo de Artes); Fundação Henrique Leote-Convento de São Paulo, Redondo (programação anual- Espaço Arcana); OCRE Associação para o Desenvolvimento Cultural do Alentejo; Vo’arte Dança em espaços urbanos; Orquestra do Norte (criações para Orquestra e Operas); Museu do Mundo e Casa Aiga (formação).
Tem desenvolvido trabalho itinerante e estabelecido projectos de continuidade com câmaras e locais de notáveis características histórico/culturais. Destacamos: Quinta da Regaleira, Monasterio de La Cartuja de Cazalla (Sevilha), Palácio Nacional de Mafra, Convento de São Paulo (Redondo), Palácio Nacional da Pena (Sintra), Convento de Cristo (Tomar), Convento de São Francisco (Estremoz), Convento de Stº António (Loulé), Monserrate (Sintra).
Em 2011 estreia-se em Macau com A MAR num elenco misto Sino/Luso, na Parade Trough Macao, Latin City, Direção Artística de Alexandra Battaglia. O seu percurso é essencialmente nacional tendo trazido a Portugal vários artistas estrangeiros, sendo que Luxemburgo, Itália, Inglaterra, Espanha já foram lugares de apresentação dos seus espectáculos, mas a partir de 2011 é no oriente que encontra familiaridade e o seu canal de expansão.
Em 12 anos de existência estreou cerca de 22 criações, mais de 50 reposições e cerca de 60 Workshops. Passou por: Mafra, Lisboa, Tomar, Guimarães, Portalegre, Stª Maria da Feira, Oeiras, Algés, Sesimbra, Entroncamento, Leiria, Coimbra, Cascais, Sintra, Vila Real de Santo António, Portimão, Évora, Caldas da Rainha, Ericeira, Redondo, Arraiolos, Vila Viçosa, Monsaraz, Estremoz, Figueira da Foz, Alcobaça, Aveiro, Cazalla de la Sierra (Sevilha), Loulé e Macau.
Acreditamos que a Dança a todos deva chegar fazendo-se experimentar com uma nova consciência sobre o papel das Artes nas nossas vidas.

Main Projects / Activities

Desenvolvimento das Escolas em Lisboa e Mafra, aplicando as actividades existentes e solidificando em qualidade as disciplinas regulares já em funcionamento.
Desenvolver um programa mensal de workshops e formação em em áreas da Artes e Saberes holisticos através do apoio logístico das Escolas, para todas as idades.
No mesmo enquadramento desenvolver uma programação de Cafés Concertos, promovendo sinergias entre a artistas e áreas e também artistas em emergentes.
Promover Encontros de Jovens – Festival de Dança Jovem - com o propósito de activar o interesse dos jovens pela Dança, incentivar talentos e desmitificar tabus, contribuindo assim também para a formação de público local e descentralizando a Cultura. Gostaríamos de poder contar com participantes estrangeiros.
Promoção das criações da Amalgama Companhia de Dança, nomeadamente TABLAO DO FADO e DIÁSPORA, dentro e fora do País, procuramos parceiros e programadores, estando já alguns contactos feitos em, Lisboa com o Teatro ibérico, em Mafra no palácio Nacional de Mafra, em Macau, e aguardamos confirmações.

How can you contribute to the Network in your country?

Com a ligação da Amalgama à rede, é sempre possível estabelecer trocas, ampliar conhecimentos, criar pontes internas, dentro do nosso próprio país ou países de contacto, dos projectos dos parceiros ligados à Fundação, usando os nossos recursos (as escolas, por exemplo) e os nossos conhecimentos para promover, divulgar, apoiar e sensibilizar para tais projectos, enriquecendo todos os que se pretendam envolver.

Why do you want to join the ALF Network?

Neste momento, um dos grandes objectivos desta Associação é criar pontes entre o oriente e ocidente, uma troca de saberes e de cultura, acreditando que tudo o que fazemos no presente faz mais sentido num propósito conectado com semelhantes, assim estar ligada a redes onde se sente a partilha das mesmas directrizes, preocupações e princípios, é de importante vital.
Estando a Amalgama inserida em redes que espelham as suas intenções, facilita o encontro dos parceiros certos para expandir e difundir os seus objectivos na sua zona de actuação e poder estender os seus serviços até onde for útil, contribuindo para uma rede mais universal de propósitos e conhecimentos comuns, para o bem e evolução da humanidade.
Por outro lado, a Amalgama acredita que a vossa estrutura está também sensível e próxima para compreender as nossas metodologias holísticas que gostaríamos de dar a conhecer e partilhar como ferramentas de contribuição na construção de um novo tempo e, sem dúvida, receber da parte da Fundação aprendizagem e conhecimento. Podermos também servir de canal para a expansão dos vossos serviços e propósitos, defendemos que a troca e a interajuda é preciosa no presente.

Contact (1) Full Name
ALEXANDRA BATTAGLIA
Head of the organisation
ALEXANDRA BATTAGLIA
Contact (2) Full Name
JOANA SILVA