AGECTA - Agência para a Coesão Territorial, CRL

National Network
البرتغال
Address

Rua Carvalho Araújo, nº39
9500-040 Açores, Ponta Delgada

Ponta Delgada
البرتغال

Telephone
918266081
Telephone (other)
963594510
E-Mail
agecta@gmail.com
Organisation Type
Non-Governmental Organization
Year of Establishment
2012
Fields of Activity
  1. Democracy and community development
General Information
Orgãos Sociais (Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal)e Orgãos Técnicos (Conselho Consultivo, Plataforma Interinstitucional para o Desenvolvimento, Painel Técnico-Científico Interdisciplinar e Fórum Jurídico-Económico). Financiamento proveniente: associados/cooperantes, transferências públicas, parcerias privadas, fundos europeus, entre outros. Projetos de desenvolvimento local, projetos de cooperação transnacional, artigos de opinião, eventos culturais, etc. Autarquias Locais, Associações e Secretarias Regionais.
Mission and Objectives

A Agência para a Coesão tem como missão contribuir para a coesão económica, social e territorial da Região Autónoma dos Açores. A realização da missão da Agência para a Coesão assentará na facilitação de processos de aprendizagem, de produção de conhecimento e do desenvolvimento de competências; bem como da capacitação para a acção e do apoio à intervenção e no desenvolvimento de processos de auditoria, monitorização e avaliação, no que se refere à consolidação de condições institucionais nas diferentes ilhas que visem: a) a capacidade de iniciativa e organização para a mobilização integral de recursos; b) a criação de riqueza, a competitividade e o emprego; c) a erradicação da pobreza e da exclusão social e a promoção da inclusão social e da igualdade de género; d) a sustentabilidade, nas suas variadas vertentes.

Main Projects / Activities

Orçamento Participativo; Projeto de Desenvolvimento Rural; Observatório da Coesão Territorial; Produtora de Cinema e Eventos Culturais; Academia para a Coesão dos Açores; Ciclo de Conferências no Colégio; Página regular no Jornal Açoriano Oriental.

How can you contribute to the Network in your country?

"Qu'este-ce que la Mediterranée? Mille choses à la fois. Non pas un paysage, mais d'innombrables paysages. Non pas une mer, mais une succession de mers. Non pas une civilization, mais des civilizations entassées les unes sur les autres" (F. Braudel, 1977)
Situando-se os Açores geográficamente no eixo atlântico, a nossa origem histórica, cultural e social, é, no entanto, mediterrânica e, neste sentido, fazemos parte deste "amontoado". A Região Autónoma dos Açores é um espaço propiciador da interculturalidade e, simultaneamente, de transnacionalidade. Como Região, é dotada de um conjunto de características específicas, mas também de um espírito de forte abertura ao "mundo", pelo que permitirá integrar numa abordagem de matriz mediterrânica uma perspetiva atlântica multiplicadora destas paisagens, destes mares e civilizações. Julgamos que é isto tudo que, enquanto Organização Não Governamental, poderemos trazer para a Rede Portuguesa da FAL.

Why do you want to join the ALF Network?

Por sentirmos que, apesar da nossa localização geográfica atlântica, a nossa matriz cultural e civilizacional está no mediterrâneo. Por acreditarmos nas virtudes de trabalhar em rede e na necessidade do diálogo inter-cultural para a construção de um mundo mais inclusivo e para a qualificação do nosso trabalho enquanto organização da sociedade civil.

Contact (1) Full Name
João da Ponte
Head of the organisation
Artur Filipe Veiga Martins
Contact (2) Full Name
Pedro Gouveia